“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos e ao serviço da sociedade que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Com a participação das comunidades, os museus funcionam e comunicam de forma ética e profissional, proporcionando experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimentos”.
Definição aprovada em 24 de agosto de 2022 durante a Conferência Geral do ICOM em Praga.
A Nova Definição de Museu é resultado de um longo e amplo processo de construção colaborativa que envolveu profissionais de todo o mundo. No Brasil, o processo foi coordenado pelo Comitê Brasileiro do ICOM (ICOM Brasil). Todo o histórico de debates e documentos relacionados ao tema serão disponibilizados em breve neste site.
Para o texto da definição nas línguas oficiais do ICOM (francês, inglês e espanhol), clique aqui.
A definição anterior vigorava desde 2007, com o seguinte texto:
“O museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite”.
Este documento publicado no site do ICOM (em inglês) registra o histórico das definições passadas.