O ICOM Brasil vem expressar sua reflexão colegiada a partir dos relatos e manifestações de casos de violência durante o 8º Fórum Nacional de Museus. Primeiro, reconhecemos a importância do evento para o setor museal nacional, depois de um hiato de sete anos, e reiteramos que o evento foi de suma importância para uma série de pautas, como a aprovação do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035.

Reconhecemos também as conquistas recentes no Brasil referentes à luta pela equidade e, por isso, é preciso, sempre, acolher essas diferentes lutas, pois são elas que trarão as mudanças necessárias para um mundo mais democrático e inclusivo. É preciso, ainda, estabelecer mecanismos e ações de curto, médio e longo prazo para que mudanças estruturais ocorram em nossas instituições museais, de qualquer nível e configuração, visando o bem-estar de todas as pessoas.

Em busca de mudanças estruturais, nossas reflexões pretendem ser ferramentas para que nossa instituição avance em direção a uma maior diversidade e pluralidade de visões de mundo. Nesse sentido, o ICOM Brasil vem a público anunciar que irá estabelecer um Comitê Permanente Antirracista dentro de sua estrutura colegiada, para poder fomentar a reflexão de forma contínua e colaborar com instituições e profissionais do campo museal em busca de propostas concretas para eliminar o impacto do racismo estrutural em nossa atividade profissional.

Aproveitamos a presente carta para reforçar o compromisso do plano de trabalho estabelecido pela chapa ICOM Brasil + Diverso, eleita para o triênio 2024-2027. Por isso, reafirmamos nosso comprometimento e repudiamos ações que sejam violentas, racistas, machistas, sexistas, LGBTQIAPNfóbicas e capacitistas, em qualquer contexto profissional ou situação do dia a dia.

O ICOM Brasil se coloca à disposição de organizações governamentais, instituições museais e culturais ou coletivos que queiram construir conosco ações abertas e dialógicas que dissipem qualquer barreira e/ou comportamento que possa ter alguma das características acima elencadas; e entendemos que é urgente a união de esforços em vista desta eliminação.

ICOM Brasil se pronuncia sobre a criação do Comitê Permanente Antirracista
Facebooktwitterredditpinteresttumblr
Classificado como: